Big Data

Big Data

Ementa

A análise de mercado utilizando Big Data já é amplamente utilizada pela grande maioria das empresas americanas e, por si, já redefiniram o cenário competitivo dos seus mercados. No Brasil, esta ferramenta é pouco utilizada pelos empresários e gestores na tomada de decisão de investimentos, lançamentos de novos produtos, prospecção de novos mercados, etc. A combinação de análise de Big Data e a internet das coisas está redefinindo o cenário competitivo de mercados inteiros. Sendo assim, a sobrevivência das empresas no mercado está diretamente correlacionada pela capacidade de seus gestores de tomarem decisão com base em dados.

O principal objetivo deste curso é ensinar o aluno a manipular bancos de microdados, compilar informações e construir indicadores que nortearam a tomada de decisão de investimento, além de ser uma poderosa ferramenta para auxiliar os estudos de viabilidade de negócios, estimação de demanda potencial, estudos de mercado, etc.

* Para manipulação dos bancos de dados serão utilizados os Softwares Stata 12.0 e R.

Público Alvo

Administradores, Contadores, Economistas, Engenheiros e Internacionalistas.

Outras Informações

Formato do Curso: Presencial.
Carga Horária:
12 horas igualmente distribuídas em três encontros de 04 horas aula.
Turno: Noturno.
Material Didático: Incluso.
Certificado: Emitido no término do curso, com no mínimo 75% de frequência.
Observações: Máximo de 10 alunos por turma.

Felipe Lacerda Diniz Leroy

Felipe Lacerda Diniz Leroy Economista

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR-UFMG (2013) e Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Professor Adjunto II do Grupo Ibmec Educacional e Pesquisador da Fundação João Pinheiro

    Gabriela Godinho Stockler Barbosa

    Gabriela Godinho Stockler Barbosa Economista

    Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Grupo IBMEC (2015), graduação em European Management pela Université de Strasbourg(2013), mestrado em Economics pela University of Virginia(2016).

      Conteúdo Programático

      Conheça todo o conteúdo que é abordado no curso.

      Módulo 01

      • Iniciação ao Stata
      • Interface do Stata
      • Do-files
      • Log-files
      • Visualizar microdados no Stata

      Módulo 02

      • Operações básicas no Stata
      • Excluir variáveis e observações
      • Renomear variáveis
      • Legenda e rótulo de variáveis
      • Transformar variáveis do formato texto para o numérico
      • Alterar valores de variáveis
      • Criar novas variáveis

      Módulo 03

      • Estatísticas descritivas para variáveis discretas
      • Estatísticas descritivas para variáveis contínuas
      • Estatísticas descritivas para variáveis categóricas e contínuas
      • Transformar microdados em dados agregados
      • Combinar diversos bancos de dados
      • Adicionar observações ao banco de dados
      • Adicionar novas variáveis ao banco de dados

      Módulo 04

      • Uso de microdados em análise de viabilidade de negócio
      • Estimação de demanda utilizando microdados
      • Análise de mercado com o uso de microdados
      • Georeferenciamento de microdados

      Inscreva-se agora mesmo neste curso.

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