conhecer a situação financeira da empresa e manter um financeiro organizado é essencial para a manutenção de um negócio, para isso propomos soluções nas seguintes linhas de atuação:

Diagnóstico financeiro

Análise da estrutura de custos e despesas, concomitante ao faturamento e receitas, para gerar transparência da gestão, recuperar a saúde financeira ou otimizar resultados.

Reorganização do setor financeiro

Implantação de planilhas financeiras customizadas as necessidades da empresa, e alteração nas normas e procedimentos da empresa, para profissionalizar e assegurar a gestão da empresa.

Profissionalização da gestão de empresas familiares

Separação entre as obrigações das empresas e dos sócios-gestores envolvidos, com a definição de Pró-Labore e normas para distribuição de lucros e retiradas.

Novos negócios

Elaboração de Planos de Negócios, análise de viabilidade e retorno de investimentos.

O que é

A consultoria financeira da 2LM, normalmente inicia-se com uma fase de diagnóstico da situação – com o objetivo de levantar a estrutura de custos e despesas, classificando corretamente os grupos de contas, em custos fixos, variáveis e despesas, a fim de se elaborar um estudo do share de cada um dos componentes.

Tal diagnóstico, por outra via, análise o faturamento e a receita, para se apurar o resultado.

Em uma segunda fase, estudamos a estrutura de custos e despesas e os resultados por produtos ou serviços comercializados pela empresa, para identificar os mais e menos rentáveis, direcionando alterações.

Pretende-se, mensurar o desempenho financeiro e a saúde econômica da empresa, e elaborar relatórios sugestivos acoplados a agendas de melhorias, com responsabilidades compartilhadas entre a empresa e a consultoria.

Após este primeiro passo, são inúmeras as possibilidades de trabalho, como a reorganização do setor financeiro (com a elaboração de planilhas como Demonstrativo de Resultados, Fluxo de Caixa, plano de contas, entre outras, conforme a necessidade); alteração dos processos de trabalho no setor financeiro (inclusão de planilhas, normas e procedimentos, informatização, por exemplo); planejamento para redução de custos e despesas; soluções para aumentar a receita e o faturamento.

Diante da realidade empresarial brasileira, em que comumente empresas familiares apresentam fragilidades relativas a separação patrimonial e das obrigações entre as pessoas físicas e jurídicas, a 2LM atua para auxiliar na transição de uma gestão familiar, para uma gestão profissional. Com a inclusão de normas e procedimentos transparentes, políticas de remuneração dos sócios-gestores, por meio do cálculo de um Pró-Labore mensal ajustado a capacidade de pagamento da empresa e a necessidade de consumo das famílias, e retiradas ou distribuição dos lucros anuais.

Atuamos também com soluções para novos negócios ou novos produtos para empresas já consolidadas, com planos de negócios. O objetivo é idealizar o funcionamento da empresa, de forma completa – com apoio das demais linhas de produtos da 2LM, para se pensar em soluções, prever e antecipar os problemas.

Do ponto de vista financeiro, o Plano de Negócios, busca levantar a estrutura de custos e despesas da empresa, assim como o montante total do investimento, considerando os dispêndios com imobilizados e capital de giro, para se apurar indicadores como tempo de retorno do investimento, taxa de retorno, ou simplesmente, se pensar fontes de financiamento e fornecedores.

Diagnóstico completo de situação financeira

Mensuração do desempenho financeiro e da efetividade do modelo de negócios praticado pela empresa, assegurando a saúde econômica da instituição.

Reorganização das informações e processos financeiros

Relatório sugestivo de mudanças financeiras, pautado no estudo do diagnóstico, com foco no desenvolvimento e no aprimoramento de resultados finais.

Análise de custos

Estudo minucioso da linha de produção do cliente, procurando entender sua estrutura de custos.

Análise dos pontos críticos para redução de custos organizacionais

Elaboração de estratégias para redução pontual de custos, acompanhada por um planejamento eficaz que permitirá a melhor alocação de recursos.

Pesquisas de Mercado

Desenvolvimento de uma pesquisa de mercado para compreender as perspectivas futuras, concorrência e oportunidades do setor.

Formação de Preços do Cliente

Análise, com base no lucro e nos custos, da determinação dos preços finais da empresa.